Entrevistas

SinPAIN: o desenho da solução terapêutica para osteoartrite
Prof.ª Doutora Meriem Lamghari
23 Jan. 2023

O projeto europeu SinPAIN, do qual faz parte o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), recebeu um financiamento de 5,3 milhões de euros do programa Horizon Europe para, durante os próximos quatro anos e meio, desenvolver terapias personalizadas de diagnóstico e tratamento para diferentes fases da osteoartrite. Leia a entrevista à investigadora que coordena a participação portuguesa, Prof.ª Doutora Meriem Lamghari, onde foram abordadas as especificidades do projeto e as mais-valias futuras.

“Um projeto de confiança e desenvolvimento científico foi a base do sucesso”
Prof. Doutor João Eurico da Fonseca
09 Jan. 2023

Centro de Excelência EULAR foi a distinção atribuída ao Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), liderado pelo Prof. Doutor João Eurico da Fonseca. Um Serviço com história pautado por um trabalho científico resiliente e diferenciado que permitiu ser distinguido a nível europeu. Veja as declarações em vídeo do diretor do Serviço sobre a atribuição deste estatuto.

Um documento “holístico e abrangente” que espelha as patologias reumáticas
Prof.ª Doutora Helena Canhão
26 Dez. 2022

“A Saúde das Mulheres em Portugal” foi o tema da conferência, promovida pela Hologic, que decorreu no dia 28 de novembro, no Palacete Tivoli, em Lisboa. A sessão reuniu profissionais de saúde de diversas áreas para apresentar um documento com propostas para a saúde das mulheres. A Prof.ª Doutora Helena Canhão esteve presente em representação da Reumatologia nacional e em entrevista realçou as medidas que lhe concernem. Veja o vídeo.

Relançar o Instituto Português de Reumatologia aos 75 anos
Dr. Augusto Faustino
12 Dez. 2022

Honrar o passado e, ao mesmo tempo, relançar para o futuro. Este é o intuito da atual direção do Instituto Português de Reumatologia (IPR), que vai completar 75 anos, e quem o indica é o presidente, Dr. Augusto Faustino. Veja o depoimento em vídeo.

Formação dos internos é uma aposta do IPR
Dr. Luís Cunha Miranda
12 Dez. 2022

O Centro de Congressos do ISCTE acolheu as XXX Jornadas Internacionais do Instituto Português de Reumatologia (IPR), nos dias 24 e 25 de novembro. O Dr. Luís Cunha Miranda fala à My Reumatologia sobre este evento e anuncia a existência de uma nova plataforma dirigida aos profissionais. Assista ao vídeo. 

Vasculites sistémicas: “Encontrar opções terapêuticas para reduzir a utilização de corticoides"
Prof. Doutor António Marinho
21 Nov. 2022

“Nas vasculites sistémicas, principalmente, utilizamos doses gigantescas de corticoides", partilha o Prof. Doutor António Marinho, da Unidade de Imunologia Clínica, do Centro Hospitalar do Porto, sobre a sua intervenção “Corticoterapia nas vasculites sistémicas”, na mesa-redonda “Novas estratégias de corticoterapia em doenças autoimunes”. Apesar de essa prática ser pouco recomendada, partilha que é “a opção mais óbvia para a doença grave, mas que, rapidamente, tem de se realizar o desmame para doses mínimas”. Assista à entrevista.

Miosite: uma doença desconhecida e sem “estratégia terapêutica bem definida”
Dr.ª Ana Campar
07 Nov. 2022

Dr.ª Ana Campar marcou presença no 28.º Congresso Nacional de Medicina Interna e, em entrevista, partilhou os objetivos da sessão, na qual foi palestrante, alusiva às miosites, “um grupo de doenças bastante raro e desconhecido por muitos internistas”, havendo, na maioria dos casos, “uma implicação direta no atraso do diagnóstico”. Assista ao testemunho da imunologista clínica do Centro Hospitalar Universitário do Porto.

“A osteoporose afeta cerca de 500 mil portugueses”
Prof.ª Doutora Ana Paula Barbosa
24 Out. 2022

No âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, assinalado hoje, 20 de outubro, a News Farma conversou com a Prof.ª Doutora Ana Paula Barbosa, presidente da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM), com o intuito de esclarecer as causas e os tratamentos disponíveis para esta doença.

CPR 2022: uma edição de “sucesso” que marca a passagem de testemunho da “defesa dos doentes reumáticos”
Dr. Tiago Meirinhos e Prof.ª Doutora Helena Canhão
15 Out. 2022

O Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados, em Vilamoura, foi palco da XXIV edição do Congresso Português de Reumatologia (CPR 2022), que decorreu entre os dias 12 e 15 de outubro. Em entrevista à My Reumatologia, o Dr. Tiago Meirinhos, presidente da Comissão Organizadora do encontro, e a Prof.ª Doutora Helena Canhão, presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), fizeram o balanço da edição que marcou os 50 anos da SPR. Veja os depoimentos em vídeo.

Dr.ª Arsisete Saraiva vence prémio Reuméritus 2022
Dr.ª Arsisete Saraiva
15 Out. 2022

Os Prémios Reuméritus são entregues anualmente pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia com objetivo de distinguir personalidades com um papel ativo na área e no tratamento dos doentes com doenças reumáticas. A Dr.ª Arsisete Saraiva, presidente da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.), foi a vencedora da edição 2022. Em palavras à My Reumatologia, abordou o significado deste prémio e do que ele representa para si. Veja o vídeo.

Apoio

AbbvieLilly