Entrevistas

BioScaff: “Provámos ser possível utilizar impressão 3D como alternativa às técnicas convencionais de produção de scaffolds”
Dr. Ricardo Baptista
29 Ago. 2022

O BioScaff é um projeto de investigação financiado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) com o objetivo de avaliar as capacidades e a possibilidade de desenvolver um método alternativo de produção de suportes tridimensionais cerâmicos para a regeneração óssea (scaffolds). O Dr. Ricardo Baptista, investigador principal do projeto, conversou com a My Reumatologia onde destacou os benefícios desta nova metodologia. Veja o vídeo.

Novo diretor da FMUL quer projetar Investigação Clínica “mais além”
Prof. Doutor João Eurico da Fonseca
19 Ago. 2022

Motivado e ciente da responsabilidade que lhe é exigida, o recém-eleito diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Prof. Doutor João Eurico da Fonseca, partilhou com a News Farma os objetivos a atingir pela direção, os processos de reestruturação no ensino e o desenvolvimento da investigação na Medicina Clínica e consequentes “limitações organizacionais” prevalentes em Portugal. Assista ao depoimento.

“A maioria das doenças reumáticas são muito mais prevalentes nas mulheres”
Prof.ª Doutora Ana Filipa Mourão
18 Jul. 2022

A conferência de apresentação do Prémio Hologic Saúde da Mulher que se realizou no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, contou com a presença do Prof.ª Doutora Ana Filipa Mourão, da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), que salientou a importância da investigação das doenças reumáticas conhecidas como mais prevalentes no sexo feminino e ainda deixou dicas para os jovens investigadores.

“Melhorar o ensino sempre de braço dado com a investigação”, a missão da Nova Medical School
Prof.ª Doutora Helena Canhão
23 maio 2022

A Prof.ª Doutora Helena Canhão foi eleita diretora da NOVA Medical School e cumpre mandato até 2025. A professora catedrática de Medicina e atual presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) conversou com a My Reumatologia sobre este novo cargo. Veja o depoimento em vídeo.

Atividade física e osteoporose: “A chave da prevenção e parte essencial do tratamento”
Dr. Jorge Lains
11 Abr. 2022

No âmbito do Dia Internacional da Atividade Física, que se celebra a 6 de abril, o Dr. Jorge Lains, especialista em Medicina Física e Reabilitação, abordou, em entrevista à My Reumatologia, a relação essencial que o exercício tem na prevenção, gestão e tratamento do doente com osteoporose. Veja a entrevista em vídeo.

Reumatologistas partilham recomendações sobre hipotiroidismo e osteoporose
Dr.ª Anabela Barcelos e o Dr. Bernardo Santos Figueiredo
28 Fev. 2022

Dr.ª Anabela Barcelos e o Dr. Bernardo Santos Figueiredo, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), abordaram o impacto do hipotiroidismo na osteoporose e os principais desafios que os doentes, que sofrem desta patologia enfrentam diariamente. Leia a entrevista completa. 

Nova revisão da literatura salienta os benefícios económicos associados à remissão na artrite reumatoide
Dr. Luís Cunha Miranda
14 Fev. 2022

Foi publicada recentemente uma revisão de literatura, publicada na Advances in Therapy[1], sobre os benefícios económicos associados à remissão na artrite reumatoide. Nesta revisão, que contou com o apoio da AbbVie, é citado o estudo FRAIL (Finding Rheumatoid Arthritis Impact on Life)[2], que tem o Dr. Luís Cunha Miranda como principal autor. Em entrevista, à My Reumatologia, o reumatologista clarificou o impacto da remissão com base no artigo publicado e explicando as conclusões do estudo FRAIL. 

SPODOM alerta para novos dados "preocupantes" de osteoporose e fraturas osteoporóticas
Prof.ª Doutora Ana Paula Barbosa
14 Fev. 2022

A Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM) divulgou recentemente os dados relativos ao relatório sobre osteoporose e fraturas, nos vários países da União Europeia, emanado da International Osteoporosis Foundation (IOF). Em entrevista à My Reumatologia, a Prof.ª Doutora Ana Paula Barbosa, presidente da SPODOM, realçou os números que descreve como preocupantes, deixando uma mensagem de alerta para os profissionais de saúde. Veja o vídeo.

O impacto dos inibidores da JAK no tratamento da artrite reumatoide
Dr. Luís Cunha Miranda
31 Jan. 2022

No âmbito do marco dos 5 anos de aprovação do baricitinib na Europa para a artrite reumatoide, o Dr. Luís Cunha Miranda, do Instituto Português de Reumatologia, destacou a eficácia e a mais-valia da administração oral dos inibidores da JAK no tratamento de uma doença que impacta muito a vida das pessoas. O especialista salientou também a importância do Registo Nacional de Doentes Reumáticos (Reuma.pt) na melhoria do seguimento destes doentes. Veja o vídeo.

As múltiplas facetas da artrite psoriática
Prof.ª Doutora Maria José Santos
20 Out. 2021

A Prof.ª Doutora Maria José Santos, diretora do Serviço de Reumatologia do Hospital Garcia de Orta, foi uma das convidadas do painel “Envolvimento extra-articular na artrite psoriática: o que estamos a perder?”. Em entrevista à My Reumatologia, resumiu a sua intervenção, focando os pontos-chave da sua intervenção.

Apoio

AbbvieLilly