Atualidade

26 Set. 2022

O litifilimab é superior ao placebo na melhoria da pontuação CLASI-A entre os doentes com lúpus eritematoso cutâneo durante 16 semanas, de acordo com os dados publicados no New England Journal of Medicine.

26 Set. 2022

No ensaio clínico de fase II TRAIL1, o tratamento com pirfenidona abrandou a taxa de declínio da função pulmonar em doentes com doença pulmonar intersticial (DPI) associada à artrite reumatoide e demonstrou um perfil de segurança semelhante ao observado em outros ensaios do medicamento.

26 Set. 2022

Uma experiência pioneira em doentes com lúpus eritematoso sistémico (LES), que não tinham respondido a qualquer tratamento anterior, mostrou uma remissão da doença com esta terapia celular avançada com recurso a células T CAR.

26 Set. 2022

Os investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) integram um projeto europeu que, financiado em 5,3 milhões de euros, visa desenvolver terapias de diagnóstico para o tratamento de diferentes fases da osteoartrite.

15 Set. 2022

No passado dia 17 de maio, no âmbito de uma reunião realizada pela Lilly sobre o tratamento da artrite reumatóide,  foram colocadas quatro questões a um grupo de líderes de opinião internacional: o Prof. Doutor Peter Taylor (Reino Unido), o Prof. Doutor Torsten Witte (Alemanha), o Prof. Doutor Fabrizio Conti (Itália) e o Prof. Doutor Eduardo Mysler (Argentina).

12 Set. 2022

Vários estudos têm demonstrado associações entre múltiplos genes polimorfismos e eficácia e do metotrexato (MTX) em doentes com artrite reumatoide (AR). No entanto, até à data, os dados são frequentemente inconsistentes. A presente revisão conduzida em por investigadores portugueses sugere que, embora a resposta ao MTX seja afetada por muitas variantes genéticas, é provável que o efeito de cada variante separadamente seja reduzido e o estudo de polimorfismo de nucleotídeo único carece de validação.

29 Ago. 2022

O filgotinib foi aprovado para o tratamento da artrite reumatoide (AR) em adultos que respondem inadequadamente aos medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARD) na Europa e no Japão. Vários ensaios randomizados controlados (RCTs) investigaram a sua eficácia e segurança em doentes adultos com AR. Esta metanálise visava estudar a eficácia e segurança do filgotinibe em doentes com AR com uma resposta inadequada ao metotrexato ou a outros DMARD.

29 Ago. 2022

Estudo observacional retrospetivo português sugere que etanercept original e biossimilar têm eficácia e segurança semelhantes durante um follow-up de 36 meses em doentes com artrite reumatoide, artrite psoriática e espondilite anquilosante. A atividade da doença foi controlada de forma semelhante em ambos os medicamentos nas três doenças estudadas.

19 Ago. 2022

A AbbVie anunciou a apresentação dos resultados completos de dois estudos do programa de Fase 3 SELECT-AXIS 2 que avalia upadacitinib, uma terapêutica oral em doentes adultos com espondilartrite axial não-radiográfica (EAx-nr) e em doentes com espondilite anquilosante (EA) ativa que tiveram uma resposta inadequada (IR) a bDMARDs. Ambos os estudos atingiram o objetivo primário dos critérios de resposta ASAS40 (melhoria de 40 % na resposta Assessment SpondyloArthritis International Society) à semana 14, comparativamente com placebo.

01 Ago. 2022

Os resultados de um estudo de randomização mendeliana mostraram que dois alvos terapêuticos da metformina, a proteína cinase ativada por AMP (AMPK) e o fator de diferenciação de crescimento 15 (GDF-15), podem ser potenciais alvos terapêuticos para a osteoartrite (OA), particularmente a OA da anca.

Apoio

AbbvieLilly